quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Bem vindo ao nosso blog!

Seja bem vindo ao nosso blog. Nós somos alunos do Externato Fernando Pessoa da turma 12º CT do ano lectivo 2007/2008.
Este blog surgiu no âmbito da área curricular não-disciplinar de Área de Projecto leccionada pelo docente Luís Raposo.
Tudo se iniciou aquando da escolha dos membros de cada grupo, os quais se relacionariam com a área de ensino superior que cada um tencionaria seguir.
O nosso grupo ficou, assim, constituído por: Ana Rita Lambuzana nº7 (Psicologia),António Hermenegildo nº8 (Medicina), Inês Diogo nº16 (Enfermagem), Magna Silva nº19 (Ciências Biomédicas) e Raquel Câmara nº25 (Medicina). Posteriormente, escolhemos o nome do grupo: LSD (Loucos Sinápticos e Dementes) que se relaciona com o tema de trabalho seleccionado.
Decidimos, assim, relacionar cada ramo do ensino superior através do tema geral de grupo: Doenças Neuronais. Por isso, escolhemos cinco problemas neurológicos: Doença de Alzheimer, Aneurisma, Síndrome de Tourette, B.S.E. (mais conhecida por "Doença das Vacas Loucas") e problemas do foro psicológico relacionados com as doenças escolhidas. Cada tema será tratado respectivamente por Inês Diogo, António Hermenegildo, Magna Silva, Raquel Camara e Ana Rita Lambuzana.
Além do tratamento de informação relacionada com estes problemas, já desenvolvemos muitas actividades extra-curriculares de grande importância pois permitiram dinamizar imenso o trabalho.
Já realizámos uma reunião com a Psicóloga Clínica Dr. Érica Marcelino na Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer (APFADA), situada Avenida de Ceuta Norte, Lote 1, Lojas 1 e 2 - Quinta do Loureiro - 1350-410 LISBOA; realizámos a entrega de um questionário, ao nível do corpo estudantil e docente do externato, que visa a aferição de conhecimentos relacionados com os problemas a cima referidos; uma venda de rifas com um sorteio de cabaz pelo valor de simbólico de 0, 50€ cada uma, cujo lucro reverterá a favor da associação anteriormente nomeada; elaboração de cartazes de propaganda aos temas e às vendas das rifas...entre outras.
Iremos, ao longo do ano lectivo, expor os resultados do questionário realizado em formato gráfico para que possamos constatar o conhecimento possuído pelos entrevistados.
Para quaisquer posteriores informações, http://www.alzheimerportugal.org/ (APFADA) ou exponha qualquer dúvida no nosso blog.
Com a devida consideração, boa tarde.

Um comentário:

Unknown disse...

Bem hajam pela vossa iniciativa. Sou filha de um doente de Alzheimer, e o que as familias e os doentes precisam é de iniciativas como a vossa. Deste modo, a familia não se sente tão só. Muitas felicidades para todos voçês, e continuem a fazer a diferença nesta sociedade que na maioria das vezes fica alheia a este tipo de doença que é cada vez mais comum. Elsa Oliveira